Idosos: Os cuidados com a pele no Verão
Durante o processo de envelhecimento a pele sofre algumas alterações tornando-se mais fina, menos hidratada e com elasticidade reduzida. Os idosos têm uma maior dificuldade em manter a temperatura corporal e, por isso, têm mais hipóteses de sofrerem de hipertermia (quando o corpo fica muito quente). Por tal motivo, a pele torna-se mais sensível, necessitando de cuidados especiais, principalmente no verão.
Quais os cuidados a ter?
- Hidratar a pele do idoso
É importante usar hidratantes apropriados para a pele mais envelhecida, principalmente após o banho do idoso, pois proporcionará mais firmeza e elasticidade à pele. Além disso, ajuda na hidratação e evita que a pele comece a descamar, um fator que pode originar feridas.
No que diz respeito à hidratação da pele dos idosos, a Audaz Ajuda pode ajudar nesse sentido, com o Creme Hidratante ATL ou com o Creme Hidratante ARTMED ECO. A hidratação deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia, ou seja, nos horários de higienização corporal.
Este cuidado não pode ser esquecido e deve estar incluído nos cuidados básicos diários para que sejam evitados problemas futuros na pele do idoso.
É fundamental:
- Evitar múltiplos banhos
- Evitar o uso de sabonetes antissépticos
- Evitar banhos muito quentes.
- Ter uma alimentação saudável
Os prestadores de cuidados poderão ajudar os idosos a cuidar da sua alimentação ao proporcionarem refeições equilibradas e ricas em nutrientes que ajudam a manter não só a saúde da pele, mas também a saúde de um corpo completo. Uma alimentação com boas proteínas, cálcio e colágeno ajuda a repor boa parte de tudo o que é necessário para uma pele saudável.
A alimentação correta garante vitaminas e nutrientes com ações anti-inflamatórias essenciais para a pele, contribuindo para a sua hidratação.
É importante escolher alimentos que possuam mais líquidos, como legumes e frutas. Os responsáveis pelo idoso devem incentivar também a ingestão de água com maior frequência.
- Não esquecer o protetor solar na exposição ao sol
A vitamina D é muito importante para a pele, no entanto os raios UVA e UVB são extremamente prejudiciais, principalmente quando se trata de uma pele sensível e com a constante perda natural de colágeno.
É fundamental colocar protetor solar no idoso sempre que este estiver exposto ao sol, principalmente na zona do rosto, braços e pernas. Pois, são os locais mais expostos e que recebem a maior carga de raios prejudiciais para a pele.
- A realização de exercício físico
A realização de exercício físico no verão deve ser feita nos horários em que o calor seja menos intenso. Isto porque os idosos apresentam uma maior dificuldade em se adaptarem a ambientes com altas temperaturas.
Para além disso, o idoso deve estar sempre acompanhado de uma garrafa de água e utilizar protetor solar.
Os cuidados fundamentais a ter com a pele do idoso devem ser baseados numa rotina previamente estabelecida e com o apoio de uma equipa médica especializada.
A Audaz Ajuda foi fundada em 2010 por profissionais credenciados na área da Psicologia, Geriatria e Cuidados Continuados. A humanização dos cuidados que prestamos e a qualidade dos serviços é o nosso principal objetivo e temos por missão Valorizar a Vida. Possuidores de alvará da Segurança Social a nível de Cuidados Domiciliários Especializados.
Fale connosco:
Telefone: 210 936 938
Telemóvel: 936 142 313
E-mail: geral@audazajuda.pt
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!