Benefícios do Apoio Domiciliário a Idosos
Neste artigo vai ser abordado primeiramente o conceito de Apoio Domiciliário a idosos, sendo depois explicados, de forma detalhada, os diversos benefícios que estão associados a este tipo de cuidado para esta faixa etária.
O Apoio Domiciliário reflete a prestação de cuidados a uma pessoa que se encontra na sua própria casa, mas numa situação de falta de independência física ou mental. Devido a encontrar-se neste estado débil, o idoso não consegue satisfazer as suas necessidades mais básicas, falhando até na realização das tarefas do quotidiano.
Este tipo de cuidados são uma alternativa cada vez mais válida e utilizada nos dias de hoje, permitindo aos idosos envelhecer em segurança num ambiente confortável e familiar. Os profissionais de apoio ao domicílio proporcionam aos idosos cuidados práticos, bem como auxílio no seu espetro emocional e de rotina da vida quotidiana.
Os cuidados prestados neste tipo de apoio são individualizados, ou seja, acabam por variar de um paciente para outro. Cada pessoa tem a sua forma de ser, especificidades próprias e que devem ser compreendidas pelo cuidador, no sentido de lhe proporcionar a melhor experiência possível em todos os aspetos. Antes de passarmos aos verdadeiros benefícios do Apoio Domiciliário, deve ser salientado que este tipo de apoio está diretamente correlacionado com o aumento dos níveis de confiança do idoso, que acaba por se sentir mais confortável e capaz no ambiente da sua própria casa. Este acaba por ser um dos maiores benefícios associados ao Apoio Domiciliário a idosos.
Vamos agora apresentar alguns dos diferentes benefícios do Apoio Domiciliário a idosos:
- Dedicação dos Profissionais
Ao contrário do que acontece em lares de idosos ou outros estabelecimentos destinados para o mesmo efeito, no Apoio Domiciliário os cuidados são personalizados e orientados apenas para o idoso em questão. Isto faz com que exista, consequentemente, uma maior dedicação e esforço por parte do cuidador na satisfação de necessidades do idoso.
- Eliminação do Stress do idoso
Quando os idosos são tratados na sua própria casa, o fator do stress e da ansiedade deixam praticamente de existir. Isto vai contribuir para que os idosos possam realmente abrir-se com os seus cuidadores, construindo uma relação mais amigável e de maior confiança com os mesmos.
- Supervisão do Quotidiano
Ao optar por este tipo de apoio, o cuidador poderá fazer uma vigilância no dia-a-dia do idoso e, a partir daí, detetar algumas situações que possam ser mais alarmantes como: recusa de comer, perda de peso, perda de memória ou dificuldade no raciocínio.
- Sentimento de Independência
Os prestadores de cuidados poderão ajudar os idosos na manutenção do conforto e na segurança na sua vida no dia-a-dia. Este tipo de apoio vai fazer com que o sentimento de independência do idoso se prolongue por mais tempo e irá contribuir para a continuidade do seu bem-estar a médio ou longo prazo.
- Acompanhamento de familiares e amigos
O Apoio Domiciliário permite as visitas dos familiares e amigos do idoso a qualquer dia e hora. Como sabemos, a pandemia COVID-19 fez com que tivessem de ser redobrados os cuidados na entrada nos lares de idosos, sendo necessário ter vacinação completa e um teste antigénio negativo para efetuar visitas aos pacientes que se encontram nestes estabelecimentos. No Apoio Domiciliário não existe este tipo de entraves, facilitando-se a visita de familiares e amigos.
A Audaz Ajuda foi fundada em 2010 por profissionais credenciados na área da Psicologia, Geriatria e Cuidados Continuados. A humanização dos cuidados que prestamos e a qualidade dos serviços é o nosso principal objetivo e temos por missão Valorizar a Vida. Possuidores de alvará da Segurança Social a nível de Cuidados Domiciliários Especializados.
Fale connosco:
Telefone: 210 936 938
Telemóvel: 936 142 313
E-mail: geral@audazajuda.pt
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!